quinta-feira, 26 de março de 2009

TEXTO RECEPTUS X Corruptelas do Codigo Sinaítico e Vaticano

Precisamos ter cuidado e discernimento para não incorrermos no erro de apoiar uma Sociedade Bíblica que esteja comprometida com a perversão das Escrituras, ainda que mui­tos crentes fiéis e sinceros estejam sendo ludibriados pela cúpula ecumênica que tem levado as Sociedades Bíblicas Nacionais a se juntarem para a formação das Sociedades Bíblicas Unidas. Essa união espúria foi apoiada pelo Secretariado do Vaticano Pró-Unidade dos Cristãos. Em junho de 1968 foi publicado pelas Sociedades Bíblicas Unidas, um artigo intitulado “Princípios Básicos Para a Cooperação de Membros de Confissões Distintas na Tradução da Bíblia”. Nesse documento fica esclarecido que a política das Sociedades Bíblicas Nacio­nais deveria ser a de colaborar com os eruditos católicos romanos para prover NOVAS TRADUÇÕES e REVISÕES sobre as traduções já existentes. A Sociedade Bíblica do Brasil está comprometida com o ecumenismo espúrio para a deturpação das Escrituras. Basta verificar a publicidade que tem sido feita em torno da Bíblia na Linguagem de Hoje, enfraquecendo significativamente o Texto Sagrado. É um apoio aberto à tendência liberal dos “tradutores” que vulgarizam a linguagem.
Não estamos querendo radicalizar a ponto de dizer que não devemos atualizar os textos em nosso idioma nacional. Mas é necessário zelar pela preservação das Escrituras através de versões fidedignas.Há duas linhas de manuscritos: o “Textus Receptus” (Texto Recebido) e a linha corrompida que passa pelo Códex Alexandrino, Códex Sinaíticus, Códex Vaticanus e a Vulgata de Jerônimo até chegar ao Texto de Westcott e Hort. O “Textus Receptus” é também chamado Texto da Maioria porque 95% dos manuscritos são a base deste Texto. Tem sido o Texto atacado pela Igreja Católica e pelos gnósticos desde os primórdios.
Têm-se procurado enganar o povo dizendo que algumas versões são baseadas “nos melhores textos”. Mas, melhores a critério de quem? Querem que os 5% de manuscritos, que não apóiam “Textus Receptus”, sejam melhores do que os 95% que o sustentam e que foram lidos desde o ano 150 até 1565, passando pelas mãos dos Valdenses, Lolardos e Lutero. Acreditamos que o mesmo Deus que inspirou os escritores do Antigo e Novo Testamento é também o Deus que os preserva. Nós cremos na Inspiração Verbal e Plenária das Escri­turas e no Deus que a inspirou e que a preserva. Cremos que assim como esse Deus usou homens para transmitir a Revelação da Palavra, também usa homens na sua preservação.
Fazendo uma retrospectiva histórica sobre as batalhas que têm sido travadas no campo da tradução das Escrituras, podemos dizer que temos aqui no Brasil uma Sociedade Bíblica que não se deixou corromper pela simples comercialização da Bíblia. Trata-se da Sociedade Bíblica Trinitariana, fundada em 1831 na Inglaterra e que desde o início se mantém fiel ao seu propósito de propagar a Palavra de Deus sem notas explicativas e sem cooperação com o Catolicismo Romano. É uma Sociedade Bíblica que não se uniu às Sociedades Bíblicas Unidas e não mantém nenhum tipo de relacionamento com o CMI ou qualquer outro órgão de caráter ecumênico espúrio.
Sociedade Bíblica Trinitariana foi formada em 1831, após uma divisão da British and Foreign Bible Society (BFBS). O motivo foi a questão da crescente influência de membros incrédulos que não acreditavam na Trindade. Esses Unitarianos, que não criam na Divindade de Jesus Cristo, eram membros da BFBS que não tinha uma declaração de fé escrita. Por causa disso, já havia uma tendência de se pressionar mudança do texto Bíblico (ninguém era maluco na época de tentar publicar outra Bíblia que não a King James) para outros que enfraquecessem a divindade de Cristo.
O nome Trinitariana é para indicar a posição doutrinária que se acredita na TRINDADE, como está claramente relatado na Bíblia. A facção dos ''água morna da paz'' da BFBS, não queria tomar posição contra os hereges e apóstatas UNITARIANOS que a infestavam cada vez mais, temendo talvez, perdas financeiras. O fato é que alguém ia sair. Os hereges ou os fiéis. Os UNITARIANOS, herdeiros dos hereges gnósticos e pais das Testemunhas de Jeová, negavam a divindade de Cristo juntamente com a Divindade do Espírito Santo e outras heresias. Os crentes sérios e zelosos pela pureza doutrinária, vislumbrando uma pior corrupção da Sociedade, não aguentavam mais aquela situação e exigiram uma sessão para definir declaração doutrinária que teria que ser assinada por todos os membros e ao mesmo tempo, expulsar os ímpios infiltrados. Foi posto o assunto em votação numa tumultuada sessão em 5 de maio de 1831, quando pela providência de Deus, os apóstatas e omissos ficaram e o grupo fiel (minoria) se retirou da roda dos escarnecedores para formar a abençoada TRINITARIAN BIBLE SOCIETY!
Desde a sua fundação, a Trinitarian Bible Society (TBS) se comprometeu a circular somente traduções fiéis ao Textus Receptus e o Massorético. Em inglês, é claro, ela somente distribui o monumento da reforma protestante que jamais será mudado: a Bíblia King James! A tradução em português é a do consagrado pastor protestante português, João Ferreira de Almeida, que em sua obra editada em 1681 (Novo Testamento), usou a família de textos gregos conhecida como Textus Receptus e no Velho Testamento (terminado em 1748), o texto Massorético. Só a Sociedade Bíblica Trinitariana publica, no Brasil, a Bíblia mais fiel aos originais. Esta Bíblia é conhecida como a ALMEIDA CORRIGIDA E FIEL. É a única tradução confiável das Escrituras na língua portuguesa.
Recomendamos a leitura dos seguintes artigos online:
ANGLADA, Paulo. A Teoria de Westcott e Hort e o Texto Grego do Novo Testamento: Um Ensaio em Manuscritologia Bíblica. In:
http://www.cacp.org.br/teoria_westcott_e_hort.htm
O Rev. Paulo Anglada é Ministro Presbiteriano e grande defensor do Textus Receptus na Região Norte do País, com Mestrado numa faculdade Reformada Sul-Africana e Doutorado no Westminster Theological Seminary.
SILVA, Hélio de Menezes. Qual Bíblia é a Preservada Palavra de Deus?. In:
http://www.baptistlink.com/solascriptura/Bibliologia-Traducoes/QualBibli...
O Prof. Hélio de Menezes Silva, Batista Fundamentalista, é grande defensor do Textus Receptus na Região Nordeste do País. Embora seja Bacharel em Teologia, o Prof. Menezes é autodidata na área da Manuscritologia Bíblica, com habilidade como poucos para discorrer sobre as diferenças textuais, a ponto de dizer que há pastores Batistas (e mesmo de diversas denominações reconhecidamente Evangélicas) que estão usando Bíblias muito parecidas com a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, que é a mutilação proposta pela herética Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (Testemunhas de Jeová).
MCNAIR, Stuart Edmund. Bíblia Brasileira. In:
http://pwp.netcabo.pt/iqc/biblia1.htm
O Missionário Britânico Stuart Edmund McNair, do Movimento dos Irmãos de Plymouth (ou Irmãos Cristãos), plantou diversas igrejas dos Irmãos aqui no Brasil (conhecidas como Casas de Oração, Igrejas Cristãs, ou Igrejas Evangélicas), que são independentes. Com manifesta erudição nas línguas originais das Escrituras, McNair escreveu um dicionário bíblico e um comentário bíblico, além de ser hinólogo, criando o hinário Hinos e Cânticos.
OLIVEIRA, Jonas Elias de. ''Bíblia na Linguagem de Hoje'': Obra Prima do Inferno.In:
http://www.baptistlink.com/solascriptura/Bibliologia-Traducoes/BLH-ObraP...
Ministro Bíblico Congregacional, Dr. Jonas Elias de Oliveira, Advogado, foi Vice-Presidente da Confederação de Igrejas Evangélicas Fundamentalistas do Brasil (CIEF do Brasil), organização que prima pela Doutrina da Separação Bíblica, Defesa da Fé que uma vez foi dada aos santos e sustentação dos Textos Massorético Hebraico e Grego Receptus, usados desde a Igreja Antiga.
Boas leituras, amados irmãos!
Prof. Josias Baraúna Jr.
FAEBTER -Faculdade Evangélica Bíblica de Teologia Reformada
Diretor-Presidente
''Por Causa da Palavra de Deus e pelo Testemunho de Jesus Cristo''
Neste Site encontra- se para download a única Bíblia na Língua Portuguesa fiel ao texto Original que é a Traduzida por JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA Edição Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original TRINITARIAN BIBLE SOCIETE TYNDATE HOUSE, DORSET ROAD, LONDON, SW 193NN, ENGLAND

Nenhum comentário: